Na obra A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, a teoria sobre os sonhos é abordada e ele diz que os sonhos têm duas camadas. A primeira camada seria o “conteúdo manifesto”, sendo as histórias e imagens que conseguimos lembrar assim que acordamos. Logo abaixo estaria o “conteúdo latente”, onde fica o significado por trás do sonho. Freud também dizia que os sonhos são o que desejamos fazer na realidade, mas não temos a ousadia de fazer, e muitos desses sonhos são sexuais.
Especialistas falam sobre os sonhos eróticos
Poucos especialistas concordam com essa teoria hoje em dia, porém ele acertou quando relatou sobre a natureza sexual dos sonhos porque muitas pessoas relatam sonhos com sexo explícito. Pesquisas revelam que 75% das mulheres dizem sonhar de forma erótica e 85% dos homens também relatam os mesmos pontos, ou seja, é mais comum do que pensamos.
Outras pesquisas mostram que a frequência desses sonhos tem relação com o início das experiências sexuais de uma pessoa, quem se masturba ou gasta bastante tempo pensando em sexo, acaba sonhando mais com sexo. Os sonhos eróticos refletem essas experiências e pensamentos diariamente e essa afirmação está mais próxima das teorias aceitas atualmente, essa hipótese de uma continuidade.
mbora esses sonhos tenham uma frequência maior entre adolescentes do sexo masculino. A tendência é que eles diminuam na proporção em que eles se tornam sexualmente ativos. O curioso é que as pessoas que estão em relacionamentos duradouros costumam ter sonhos sexuais também, mesmo que não tenham orgasmo no final.
Homens e mulheres são diferentes também nesse aspecto
No entanto, mulheres e homens diferem quanto às pessoas com quem costumam sonhar fazendo sexo, as mulheres tendem a sonhar mais com os parceiros atuais, enquanto os homens sonham com pessoas conhecidas. Se a pessoa tem problemas no relacionamento isso pode influenciar de alguma forma. No entanto, se o relacionamento é feliz, mais provável que ambos sonhem com o próprio parceiro. Em contraste, quem trai ou quem está infeliz tende a sonhar com pessoas que estão fora do relacionamento.
Em suma, todos os resultados apontam que os sonhos eróticos são comuns em mulheres e homens, podendo envolver o parceiro afetivo ou não. Talvez Freud tenha acertado quando falou que os sonhos refletem desejos inconscientes e preferências sexuais que as pessoas gostariam de ter.